30/01/2015
Participação de mercado das quatro maiores operadoras do país ficou praticamente inalterada no ano. Nextel atrai duas vezes mais clientes que a Oi entre janeiro e dezembro.
OBrasil fechou dezembro de2014 com 6,76 milhões de acessos móveis LTE (de quarta geração), o que representa um crescimento de 416,55% em relação a dezembro de 2013, quando havia 1,31 milhão de linhas ativas de 4G.
Somando os acessos de todas as tecnologias, o mercado nacional terminouo anocom 280,73 milhões de linhas ativas na telefonia móvel um crescimento de 3,55% em relação a dezembro de 2013 e teledensidade de 137,96 acessos por 100 habitantes. No décimo segundo mês de 2014, os acessos pré-pagos totalizavam 212,93 milhões (75,85% do total) e os pós-pagos 67,80 milhões (24,15%).
A quantidade e a participação percentual dos acessos 2G (GSM e CDMA) vêm sofrendo redução constante. Somadas, as duas tecnologias perderam 31% do mercado, terminando o ano com 121,4 milhões de acesso. O 3G continuou a crescer, cerca 48% nos 12 meses, atingindo 144,6 milhões de conexões, superando o2G como principal tecnologia deacessono país.
Competição
Quando o assunto é penetração de mercado,o cenário parece estático. Vivo,TIM, ClaroeOi, nesta ordem, apresentam as maiores fatias, cujas proporções pouco diminuíram. Elas possuem, respectivamente, 28,47%, 26,97%, 25,33%, e 18,14% do mercado.
Em número de usuários, todas ganharam clientes ao longo do ano.A Vivo contraiu 2,19 milhões de clientes entre janeiro e dezembro.A TIMconquistou 2,17 milhões. A Claro, 2,07 milhões. A Oi atraiu 482 mil usuários. Enquanto a Nextel recebeu 1,10 milhão de novos clientes, sendo, proporcionalmente, a empresa que mais ampliou sua base de usuários, que se multiplicou em 190%.
Fonte: TeleSíntese
Copyright © 2015 ACEL - Associação Nacional das Operadoras Celulares. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido em Joomla